ENERGIA EÓLICA

ENERGIA EÓLICA

 

Uma turbina eólica ou aerogerador é movida pelo vento. Desde a antiguidade que muitos povos aproveitam esta forma de energia para as mais diversas finalidades. A conversão da energia do vento em energia eléctrica faz-se com ventos superiores a 3m/s (11 km/h) quando a turbina começa a girar e a força do vento se transforma em força mecânica que acciona o gerador eléctrico. Após tratamento, a energia produzida encontra-se pronta a ser utilizada (consumida) ou entregue à rede eléctrica (venda) Numa aplicação residencial ou empresarial o fornecimento pode ter origem simultaneamente na turbina e na rede eléctrica Nacional.

 

Se o vento possuir uma velocidade inferior a 3m/s (11 km/h) não haverá produção de energia eléctrica pela turbina sendo por isso toda a electricidade consumida comprada à empresa eléctrica.

 

À medida que a velocidade do vento aumenta a produção de energia eléctrica sobe e a quantidade de electricidade comprada à rede eléctrica vai diminuindo na mesma proporção. Quando a turbina produz mais do que as necessidades da casa o excedente é injectado na rede e vendido à empresa eléctrica.

“Grid Connected” – funcionamento de um sistema micro-eólico com ligação à rede eléctrica. Imagem cedida gentilmente pelo U.S. Department of Energy

POTENCIAL EÓLICO

 

É do senso comum Portugal ser um país “ventoso” , contudo existem zonas onde a intensidade de vento é maior. é o caso das zonas próximas da costa e das zonas montanhosas, como se pode observar na ilustração. Devido ao facto de a população e as zonas urbanas se situa r no litoral entre Setúbal e Braga , também aí são maiores as necessidades energéticas do País. Este é um cenário particularmente favorável para soluções tecnológicas de aproveitamento da energia eólica.

 

No mapa apresentado pode-se aferir quais as regiões com maior intensidade de vento sendo as cores verde, amarelo e laranja as que mais vento têm: O INETI desenvolveu esta ferramenta para permitir encontrar locais com velocidades de vento adequadas ao aproveitamento eólico. O “Atlas do Vento” permite estimar a velocidade do vento numa determinada coordenada do território de Portugal continental.

 

 Em alternativa poderá obter dados de velocidade do vento em: www.windfinder.com ou em https://eosweb.larc.nasa.gov/cgi-bin/sse/retscreen.cgi?email=skip@larc.nasa.gov

 

 

 

 

 

O programa Atlas Eólico produzido pelo INETI permite estimar a velocidade média do vento introduzindo as coordenadas do local. Para mais informações de como adquirir consultar o site do INETI/LNEG.

Por forma a maximizar a produção de energia os aerogeradores deverão ser colocados em jardins ou terrenos sem obstáculos.

Devem ser seguidos alguns critérios na localização de uma micro-turbina eólica sob pena da produção ficar àquem do potencial. Imagem cedida gentilmente pelo U.S. Department of Energy.